Terça, 20 de Maio de 2025
23°C 35°C
Porto Velho, RO
Publicidade

Prefeitura de Porto Velho avança em planejamento socioambiental com nova expedição à Ponta do Abunã

Entre os dias 6 e 9 de maio, equipe multidisciplinar da Sema visitou seis distritos da região do Madeira para diagnóstico técn...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
19/05/2025 às 09h46
Prefeitura de Porto Velho avança em planejamento socioambiental com nova expedição à Ponta do Abunã
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realizou entre os dias 6 e 9 de maio uma nova expedição técnica à região da Ponta do Abunã, com visitas aos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã e Rio Pardo.

A ação dá continuidade ao processo de reconhecimento territorial participativo iniciado no baixo Madeira e tem como foco o levantamento de dados estratégicos para o planejamento de políticas públicas voltadas à recuperação ambiental, qualificação urbana e valorização dos territórios.

A atividade seguiu a mesma metodologia aplicada nas etapas anteriores: integração entre áreas técnicas e escuta ativa das lideranças comunitárias. A proposta é construir, com base em evidências e diálogo, um modelo de planejamento ambiental mais eficaz e alinhado às realidades locais.

“Estamos construindo um novo modelo de planejamento ambiental para as áreas de interesse de Porto Velho, com base em evidências, diálogo e presença constante da gestão. Essa escuta qualificada é essencial para transformar demandas históricas em projetos estruturantes”, afirmou o secretário da Sema, Vinícius Miguel.

Informações coletadas serão sistematizadas em relatórios técnicos que vão subsidiar os próximos projetos da Sema
Informações coletadas serão sistematizadas em relatórios técnicos que vão subsidiar os próximos projetos da Sema
O coordenador da municipal de Restauração Ambiental, André Henrique, destacou a importância da continuidade das ações. “As expedições permitem consolidar um mapa estratégico de oportunidades e riscos socioambientais, integrando ações voltadas para água, solo, biodiversidade, espaços públicos e geração de trabalho e renda”, explicou.

Para a arquiteta Brenda Li, que integrou a equipe, as especificidades de cada localidade são fundamentais no desenho dos projetos. “As particularidades de cada distrito estão sendo levantadas e serão parte importante no desenvolvimento das propostas, com atenção à identidade cultural, aos fluxos urbanos e ao potencial das áreas de interesse ambiental”, disse.

As informações coletadas durante as visitas de campo nas regiões do baixo, médio e alto Madeira serão sistematizadas em relatórios técnicos que vão subsidiar os próximos projetos da Sema. A estratégia de atuação territorial contínua reforça o compromisso da Prefeitura com a construção de uma cidade mais justa, resiliente e integrada.

A missão contou com uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Prefeitura de Porto Velho. Também participaram da expedição a turismóloga Alexandra Barbosa, o engenheiro ambiental e diretor do Departamento de Restauração Ambiental (DRA), Yaylley Jezini, e o gerente de Topografia, Ednilson Gadon.

Texto:Sema
Foto:Sema

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários