21°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

Após morte de líder comunitário em RO, MPF investiga atuação do Estado diante de conflitos agrários

Confrontos podem ter levado a morte do trabalhador rural sem-terra e líder comunitário no projeto de assentamento Antônio Conselheiro, em Theobroma (RO).

13/11/2023 às 11h24
Por: Redação Fonte: g1 RO
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), as disputas por terras na região de Machadinho d’Oeste (RO), em Rondônia, podem ter levado a morte do líder comunitário José Carlos dos Santos. Por isso, instaurou um inquérito civil para apurar a atuação do Estado em relação a violação dos direitos humanos e conflitos por posse e propriedade de terras na região.

 

As investigações estão na fase inicial de apuração de informações junto às partes envolvidas, para que o (MPF) possa prosseguir com a sua atuação e decidir sobre o possível ajuizamento de uma ação civil.

 

O crime

 

José Carlos dos Santos, popularmente conhecido como "Cascavel", foi morto a tiros dentro de casa na noite do dia 14 de outubro, no Assentamento Antônio Conselheiro, zona rural do município de Theobroma (RO). A esposa da vítima estava na casa no momento do crime e foi atingida na perna pelos disparos.

Segundo familiares, a vítima era constantemente ameaçada teria sofrido outros atentados meses antes do crime. Segundo eles, a possível motivação do homicídio seria pelo envolvimento da vítima em invasões de terras na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários