Uma guarnição da Polícia Militar, quando em patrulhamento pelo bairro Jardim da Esmeralda, em Guajará-Mirim-RO, avistou dois elementos transitando pela avenida Marechal Deodoro, carregando um saco de cor branca em atitude suspeita. O fato foi registrado na madrugada desta terça-feira, 07/11.
Conforme o boletim de ocorrência, os elementos foram surpreendidos pela abordagem policial, com eles, foi localizado um saco branco, contendo uma grande quantidade de fios de cobre. Questionados pelos militares sobre a procedência dos fios, estes afirmaram que pegaram no lixão e iriam vender em uma empresa de reciclagem que fica no bairro Serraria ou na que fica no bairro Jardim da Esmeralda.
Com o apoio da guarnição do PATAMO, ao percorrer pela Br-425, onde foi verificado que, na saída da cidade, na frente da UNIR, os postes de iluminação estavam apagados e que ao verificarem as caixas de energia subterrânea, notaram que estavam faltando toda a fiação. Nesse momento a guarnição deslocou até o local, onde foi constatado que os fios que estava faltando era da mesma marca e espessura que os elementos estavam carregando.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos elementos e conduzidos a Delegacia de Polícia, onde foi registrada a ocorrência e apresentados juntamente com o material apreendido ao comissário de plantão para as providências cabíveis.
No município de Guajará-Mirim, por várias vezes esse tipo furto já foi registrado, o que acaba prejudicando a iluminação da cidade e gerando prejuízos aos cofres públicos do município.
Um projeto de lei de n°0029/2023, que dispõe sobre a comprovação da origem dos materiais metálicos recicláveis, foi apresentado na Câmara Municipal no início do mês de setembro, onde dificultaria esse tipo de crime. Porém, continua nas comissões parlamentares e aguarda para ser votado pelos vereadores da Casa de Leis.
Fonte: Portal Diário de Rondônia
Mín. 22° Máx. 33°