Com o objetivo de contribuir para as ações da campanha do Maio Laranja, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), realizou na quarta-feira (14), uma atividade especial para 60 alunos na faixa etária de cinco anos, da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Pequeno Jones – Extensão II, com a participação de profissionais especializados, a psicóloga Dila Oliveira e a assistente social Nilva Lopes, ambas do Creas.
A iniciativa objetivou sensibilizar de forma lúdica e didática os pequenos alunos sobre como se prevenir de situações de abuso e exploração. A psicóloga Dila Oliveira explicou a dinâmica da atividade realizada com as crianças. “Trouxemos um material didático utilizando os personagens Pipo e Fifi, para que elas identifiquem as partes do corpo, e os ‘toques sim’ e os ‘toques não’, aqueles toques que são permitidos ou não. A ação é essencial a criança conseguir se proteger e identificar que aquilo não deveria acontecer e saber comunicar isso a um adulto de confiança dela”, disse.
De acordo com a assistente social Nilva Lopes, o material didático é o mesmo utilizado em outros estados, sobretudo nas escolas, que são os bonequinhos Pipo e a Fifi. “Com esses bonequinhos estimulamos para que as crianças possam se conhecer, tomando consciência do seu corpinho e em articulação com os pais e responsáveis, saber no dia a dia como manejar esse pedido de socorro, como manejar esse pedido de ajuda para os adultos responsáveis”, falou.
PARCERIAS
AÇÕES CONJUNTAS
O Sistema de Garantia de Direitos (SGD) trabalham juntos para sensibilizar a comunidade sobre a importância de proteger as crianças e os adolescentes do abuso e da exploração sexual, identificar e atender casos de abuso e exploração sexual, oferecer apoio e orientação às vítimas e suas famílias, promover ações de prevenção e educação sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.
A secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz, reafirmou o compromisso da gestão do prefeito Léo Moraes, com a proteção e o bem-estar das crianças e dos adolescentes e continuará trabalhando para garantir que eles sejam protegidos e respeitados em seus direitos.
No ponto de vista da secretária, a campanha constitui uma oportunidade para refletir e agir. “O Maio Laranja é para refletir sobre a importância de proteger as crianças e os adolescentes do abuso e da exploração sexual. Que a sociedade se una e trabalhe para prevenir e combater essas situações”.
O prefeito Léo Moraes, convida todos a se juntarem a essa causa importante e unir esforços para a realização de ações efetivas para proteger os direitos das crianças e dos adolescentes. “Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais seguro e feliz para nossos jovens”.
O Disque 100 é o canal de denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, e pode ser acionado 24 horas por dia.
Texto:Humberto Oliveira
Fotos:José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)