Segunda, 12 de Maio de 2025
23°C 37°C
Porto Velho, RO
Publicidade

Deputada Cláudia de Jesus solicita explicações sobre falhas no agendamento de RG em Rondônia

Requerimento à Sesdec questiona possíveis falhas técnicas e até fraudes no sistema estadual de emissão do novo documento.

Redação
Por: Redação Fonte: ALE-RO
12/05/2025 às 13h32
Deputada Cláudia de Jesus solicita explicações sobre falhas no agendamento de RG em Rondônia
Foto: Reprodução/ALE-RO

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou requerimento à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) solicitando informações sobre a indisponibilidade de vagas para emissão da nova Carteira Nacional de Identidade no estado de Rondônia.

O pedido foi motivado pelas dificuldades enfrentadas pela população para agendar a emissão do documento pelo site oficial (iicc.ro.gov.br). Segundo a parlamentar, as vagas se esgotam instantaneamente após a liberação no sistema, tornando quase impossível o acesso ao serviço, mesmo por quem tenta agendar no exato momento da abertura.

"Recebemos inúmeras reclamações de cidadãos que tentam emitir o documento e não conseguem, e até mesmo minha equipe não teve sucesso no acesso ao sistema. Isso compromete diretamente o direito das pessoas ao acesso a um documento essencial para a vida civil", afirmou Cláudia de Jesus.

No requerimento, a deputada solicita esclarecimentos sobre o número de vagas disponibilizadas diariamente por município, os critérios de distribuição dessas vagas, a existência de eventuais falhas técnicas na plataforma e a possibilidade de fraudes — como o uso de robôs para preencher os agendamentos automaticamente. A parlamentar também questiona se há previsão de ampliação na oferta de vagas ou adoção de novos métodos para garantir o atendimento da população.


Texto: Cristiane Abreu | Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários