Nesta terça-feira (7), a Polícia Federal iniciou a Operação Formação Legal IV, com fiscalizações simultâneas em 287 das 323 empresas responsáveis por cursos de formação de vigilantes em todo o Brasil. A ação envolve mais de 300 agentes federais e cobre cerca de 90% das instituições do setor.
A operação tem como foco garantir que essas escolas estejam cumprindo exigências legais, como carga horária mínima, controle de frequência, limite de alunos por turma, qualificação dos instrutores, aplicação adequada de provas e a quantidade mínima de tiros exigida nos treinamentos.
Segundo a PF, caso sejam identificadas irregularidades, as instituições poderão sofrer penalidades que vão de advertência a multa, e até o cancelamento da autorização de funcionamento, após processo administrativo.
O objetivo da fiscalização é elevar a qualidade dos cursos, garantindo a formação adequada dos vigilantes, que atuam como complemento à segurança pública, contribuindo para a proteção da sociedade e do patrimônio.