Aconstante evolução do mercado de trabalho, devido ao avanço tecnológico e às alterações na rotina da sociedade moderna, exigem que o trabalhador se adeque aos novos tempos para acompanhar a rapidez como a roda da economia vem girando, com mudanças frequentes nos seus principais eixos: produção, distribuição, circulação, consumo de bens e serviços. Diante desse cenário, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) capacita estudantes de Rondônia, com foco nas demandas do futuro. Com esse objetivo, educadores da instituição de ensino participam nesta semana no Expo Center Norte, em São Paulo, do maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. A programação, com palestras, workshops e feira de produtos e serviços pedagógicos, começou na segunda-feira (28) e termina nesta quinta-feira (1º).
TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
O futuro do setor educacional, diante dos desafios em preparar os estudantes para as novidades da vida profissional, foi um dos temas que dominaram as discussões no evento, que reuniu representantes de instituições de ensino, provedores de soluções, governos, edtechs e organizações do terceiro setor, a fim de estabelecer ambientes de ideias, conexões e soluções sobre as transformações educacionais, sociais e tecnológicas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os estudantes estão tendo acesso a um ensino profissionalizante de qualidade no estado, os cursos são ofertados conforme as tendências do mercado de trabalho. “Rondônia tem uma das menores taxas de desocupação no país, e o cidadão rondoniense tem acesso a um ambiente favorável para conseguir um emprego ou investir no empreendedorismo, com um currículo atualizado”, evidenciou.
NOVAS PROFISSÕES
Nos céus de Rondônia, muitos alunos enxergam um horizonte de oportunidades. O Curso de Operador de Drone reúne quem pega carona nessa onda otimista e se capacita para atuar em novas profissões que aterrissam no próspero ecossistema da era tecnológica. O operador de estação de tratamento de água Deivison Hurtado de Morais, 28, começou a sonhar alto quando ficou sabendo da novidade. “Quero mudar de área e aproveito a chance de me qualificar para um trabalho que está cada vez mais em alta”, ressaltou o morador do Bairro Teixeirão, em Porto Velho.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, que participa do evento com uma equipe técnica da instituição de ensino, salientou a importância das temáticas abordadas com foco no futuro. “É cada vez mais desafiador preparar o aluno, pois o trabalhador que deseja ter sucesso hoje não pode esperar o amanhã para se qualificar. O aprendizado tem que ser contínuo, já que as transformações estão cada vez mais rápidas.”
TEMAS ABORDADOS
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque e divulgação do Bett Brasil
Secom - Governo de Rondônia