Para acompanhar a velocidade do avanço da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho, o ensino profissionalizante se reinventou e deu mais espaço na sua grade curricular a conteúdos voltados para esse tema. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) incluiu um módulo sobre IA em todos os seus cursos técnicos, e passou a ofertar cursos rápidos com foco nessa tecnologia, que permite máquinas a executarem funções antes desempenhadas apenas por seres humanos.
No conteúdo do curso Introdução à Inteligência Artificial são apresentados os fundamentos, abordagens, tecnologias e aplicações da Inteligência Artificial, capacitando os alunos a reconhecerem seu impacto nas diferentes áreas do conhecimento, bem como os desafios éticos, sociais e econômicos, promovendo uma visão crítica e reflexiva sobre o futuro dessa novidade na vida da humanidade.
FORMAÇÃO DE QUALIDADE
Além da atualização do currículo, o Idep busca novidades sobre a temática para manter sua comunidade escolar atenta às inovações da era tecnológica com o objetivo de capacitar os alunos, conforme as novas demandas da vida moderna. Nesta semana, educadores da instituição de ensino participam em São Paulo do Bett Brasil 2025, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou que a expansão e o fortalecimento da educação profissional é uma prioridade do Planejamento Estratégico da gestão estadual, que vem cumprindo suas metas, assegurando uma formação de qualidade para estudantes de todas as regiões do estado. “A qualificação da mão de obra com base nas necessidades do mercado de trabalho garante aos alunos mais oportunidades de construir uma carreira de sucesso.”
Deivid Sousa Santos, de 16 anos, fez o Curso de Introdução à Inteligência Artificial para ampliar as chances de crescer profissionalmente. “Eu fiz esse curso para agregar no meu conhecimento porque quero ter mais oportunidades”, justifica o morador do Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho, que frequenta o Curso Técnico em Logística.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, que participa do Bett Brasil 2025, o avanço da Inteligência Artificial é um dos assuntos mais discutidos durante a programação do evento que começou segunda-feira (28), e segue até quinta-feira (1º). “Está sendo muito produtiva a abordagem desse tema porque as novas gerações precisam ser educadas para utilizarem a tecnologia de forma correta, tanto na vida pessoal quanto profissional”, ressaltou.
Alguns temas abordados no bett 2025: