22°C 39°C
Porto Velho, RO
Publicidade

PC de Nova Mamoré desarticula grupo criminoso que praticava roubos e cruzava motocicletas para Bolívia

O envolvido Joedson A. C. ainda segue foragido e a Polícia Civil continua realizando diligências visando descobrir seu paradeiro.

11/10/2023 às 14h11
Por: Redação Fonte: Polícia Civil de Nova Mamoré
Compartilhe:
Foto: da assessoria
Foto: da assessoria

A Polícia Civil de Nova Mamoré concluiu na semana passada, nos dias 05 e 06/10/2023, dois Inquéritos Policiais instaurados para apurar crimes de roubos, sendo um praticado no dia 07/09/2023, durante o Desfile da Independência, no centro desta cidade de Nova Mamoré, onde um elemento armado roubou uma motocicleta Honda Fan de cor Preta, e o outro roubo praticado no dia 06/09/2023, na 2ª Linha do Iata, zona rural de Guajará-Mirim, onde 03 elementos armados renderam uma família e roubaram uma motocicleta Honda Fan de cor Vermelha, várias jóias, aparelhos celulares, perfumes e a quantia aproximada de R$ 3.800,00.

Quanto ao roubo ocorrido durante o Desfile, no dia 07 de setembro, a Polícia Civil identificou o autor ainda durante a noite do dia 07/09, e após o mesmo ser reconhecido pela vítima, mediante fotografias apresentadas pelos investigadores, o Delegado Rogério Pereira dos Santos representou junto ao Poder Judiciário pela Prisão Preventiva do suspeito, apontado como sendo Rafael O, G, no entanto, o Juiz Plantonista negou o pedido de prisão, sob justificativa de que as provas eram ainda frágeis.


Apesar da negativa de prisão do autor, a Polícia Civil deu continuidade nas investigações e durante as demais diligências realizadas, confirmou-se que de fato Rafael O, G. foi o autor do roubo, bem como descobriu a participação dele no roubo ocorrido no dia anterior, na 2ª Linha do Iata, zona rural e Guajará-Mirim.

No dia 06/09/2023 a Polícia Civil concluiu o Inquérito com o indiciamento de Rafael O, G,  e encaminhou os autos ao Ministério Público, com nova representação pela prisão preventiva do autor.


Quanto ao roubo ocorrido no dia 06/09/2023 em uma residência rural localizada na 2ª Linha do IATA, zona rural de Guajará-Mirim, o Delegado Rogério Pereira dos Santos avocou a investigação para a Delegacia de Nova Mamoré, pois o local é mais próximo da Delegacia desta cidade, as vítimas possuem vínculo de trabalho e estudo neste município, bem como pelo fato de alguns dos autores serem desta cidade. 


No dia 05/09/2023 a Polícia Civil concluiu a investigação, com indiciamento de 06 pessoas, sendo: Larissa  A. P, (mentora do crime) Rafael O, G, joedson A. C e Evandro J. S. R.  (executores do roubo) Raimeson G. P. (deu apoio na condução dos executores até as proximidades da casa das vítimas) e Lucas S. I. (que transportou a motocicleta roubada da casa da vítima até o ponto de cruzo para o lado boliviano).


Durante o curso das investigações, após os investigadores apresentarem um relatório descrevendo detalhadamente a conduta de cada um dos envolvidos, o Delegado Rogério Pereira representou junto ao Poder Judiciário por 07 medidas cautelares, sendo duas de Busca e Apreensão Domiciliar e 05 de Prisões Preventivas, tendo as medidas recebido apoio do Ministério Público e foram deferidas pelo Poder Judiciário.


No dia 25/09/2023, a Polícia Civil de Nova Mamoré, com apoio do SI da Polícia Militar, deflagrou a Operação “DOMÍNIO DO FATO”, para dar cumprimento as medidas cautelares, no entanto, naquele momento, 02 dos envolvidos que estavam com prisão preventiva decretadas não foram localizados, sendo Rafael O. G. e Joedson A. C.


A Polícia Civil continuou realizando diligências investigativas para descobrir os endereços dos dois foragidos, e no dia 27/09/2023 os investigadores receberam informações de que o foragido Rafael O. G estaria nesta cidade de Nova Mamoré, e como os investigadores já tinham informações da residência que o suspeito usava como ponto de apoio, pediu apoio do SI da Polícia Militar para realizar companha policial nas proximidades da residência suspeita, onde por volta das 15h:20m, os policiais presenciaram a chegada de um veículo na residência e logo em seguida também visualizaram Rafael saindo de dentro da casa e entrando no veículo, e logo após o carro saiu sentido centro. 


Foi solicitado apoio de uma guarnição de serviço da Polícia Militar, que já estava de prontidão para eventual abordagem, e esta seguiu o veículo e deu ordem de parada, no entanto, quando o motorista parou o veículo, RafaeL sacou um revolver da cintura e obrigou o motorista do veículo a empreender fuga sentido uma área de matagal, e quando chegou no final da rua ele desceu rapidamente do veiculo e empreendeu fuga a pé dentro do mato, mas deixou sua arma cair no chão, sendo esta apreendida pela Polícia Militar e apresentada na Delegacia de Polícia. O motorista do veículo também foi conduzido a Delegacia para prestar esclarecimentos sobre os fatos e logo após ser ouvido pelo Delegado foi liberado.


Foram realizadas várias diligências visando a captura de Rafael, onde já durante o período noturno, a Polícia Militar, através do SI (Serviço de Inteligência), da Guarnição de serviço e PBFROM, lograram êxito em localizar e prender o foragido, que já estava em fuga a pé pela zona rural, sendo assim conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil, que deu cumprimento ao Mandado de Prisão bem como o autuou em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal mediante uso de arma de fogo.


Rafael é um elemento perigoso, que já possui diversas passagens pelo crime de roubo, e inclusive segue sendo investigado pela Polícia Civil de Nova Mamoré por outro roubo ocorrido também neste município no ano de 2022, quando foi roubada da vítima Izaias uma Honda Bros de cor Preta. 


O envolvido Joedson A. C. ainda segue foragido e a Polícia Civil continua realizando diligências visando descobrir seu paradeiro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários