Domingo, 13 de Abril de 2025
22°C 31°C
Porto Velho, RO
Publicidade

CPTEC e Inpe alertam para chuvas extremamente fortes na divisa entre o Amazonas e Rondônia’

Impacto dessa chuva, de nível 3, poderá chegar à capital Porto Velho.

Redação
Por: Redação Fonte: Por Emerson Barbosa | News Rondônia
10/04/2025 às 14h33
CPTEC e Inpe alertam para chuvas extremamente fortes na divisa entre o Amazonas e Rondônia’
Foto: Divulgação

Diante do mapa da Região Norte, um círculo indicando chuvas de nível 3, pontuado por muitas tempestades severas organizadas, algumas significativas se estabelece nesse ponto do país. Esse cenário distribui-se pela região, tomando conta de quase todo o estado do Amazonas.

Essas chuvas, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são suscetíveis ao aparecimento de ventos fortes, trovões, raios, situações típicas para o favorecimento dos temporais. Essas chuvas se espalham por todo o Norte do Amazonas, Nordeste, Noroeste, até o sul do estado, onde deverão atingir uma pequena faixa em território de Rondônia.

CPTEC e Inpe alertam para chuvas extremamente fortes na divisa entre o Amazonas e Rondônia' - News Rondônia

O impacto dessas chuvas deverá atingir a capital Porto Velho ainda nesta quinta-feira (10), tendo em vista que essa previsão se estende também para sexta-feira (11). Rondônia, desta vez continuará sob a influência de chuvas de nível 2, com algumas tempestades severas organizadas.

No entanto, na sexta essas chuvas se espalharão por quase toda a Região Norte, atingindo o Amazonas, o Acre, Rondônia, o sul de Roraima, o Amapá e parte do oeste do Tocantins, áreas que mais receberão esses acumulados. Especialmente em Rondônia, essas chuvas ainda correspondem ao inverno amazônico, que começou em dezembro e deve cessar em meados de maio, quando o temível verão se inicia.

Hoje, Rondônia é pontuada pelo CPETC e Inpe com chuvas de nível 2 que atingem a porção norte, nordeste, sudeste e uma pequena faixa ao sul. Na faixa oeste, os acumulados indicam apenas tempestades, onde as chuvas serão menos volumosas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários