Estão abertas as inscrições para o Cinema na Beira do Madeira, uma iniciativa de cinema itinerante que será realizada em quatro (4) comunidades ribeirinhas de Porto Velho: Cavalcante, São Carlos, Demarcação e Calama. Capitaneado pelo Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos, sob direção executiva da produtora cultural Eva da Silva Alves, o processo de submissão das obras audiovisuais está prescrito e formalizado no Regulamento, disponível no site do Coletivo Vozes e Encantos Amazônicos (https://www.vozeseencantosamazonicos.com.br/about-2). As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do Formulário de Inscrição.
Serão aceitos curtas-metragens (até 15 minutos), médias-metragens (de 15 a 30 minutos) e longas-metragens (até 60 minutos), em qualquer gênero. Cada proponente poderá submeter uma (1) única submissão. Entre outras coisas, exige-se que a produção pleiteante tenha sido produzida em Rondônia por profissionais rondonienses e que possua, obrigatoriamente, tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou audiodescrição.
Selecionar-se-á cinco (5) produções audiovisuais: dois (2) curtas; dois (2) médias; e um (1) longa-metragem. Cada um dos produtores das obras selecionadas para os quatro (4) dias de exibição receberá, a título de licenciamento, um cachê de R$1.000,00 (um mil reais).
Com o Cinema na Beira do Madeira, pretende-se estimular o acesso, por parte do público das comunidades ribeirinhas, às produções regionais, de modo a fortalecer e dar maior visibilidade ao trabalho dos artistas e profissionais rondonienses do audiovisual.
A comissão organizadora do Cinema na Beira do Madeira reitera a importância de ler, integralmente, o Regulamento, de modo a sanar-se quaisquer dúvidas quanto ao processo de submissão, seleção, premiação e exibição das produções.
Serviços:
– O quê: Inscrições para o “Cinema na Beira do Madeira”
– Período de inscrição: 07 a 13 de abril de 2025
– Site do evento: https://www.vozeseencantosamazonicos.com.br/about-2
Fomento:
O Cinema na Beira do Madeira é fomentado com recursos da Lei Complemetar n. 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Chamamento Público n. 001/2023/FUNCULTURAL – Prefeitura de Porto Velho-RO, Ministério da Cultura, Governo Federal, categoria Audiovisual – apoio a salas de cinema, itinerante, rua