Três estudantes de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia foram selecionados para representarem o estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que visa fortalecer a identidade jovem e promover a cidadania ativa na região. A seleção, realizada em duas etapas, destacou projetos inovadores e o engajamento dos jovens em questões cruciais para o futuro do Mercosul.
As inscrições foram realizadas pela internet, e a votação eletrônica aconteceu por meio da página do PJM, https://www.gov.br/mec/ptbr/pjm, no período de 19 a 21 de fevereiro. As eleições ocorreram no mesmo período em todo o território nacional, e os resultados foram divulgados na página do PJM, conforme calendário do órgão.
SELEÇÃO E REPRESENTATIVIDADE
A primeira etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul selecionou três jovens de cada Unidade da Federação (UF) para participar de uma formação em Brasília, em maio de 2025.
Em Rondônia, os eleitos foram:
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, destacou a função da Secretaria no processo seletivo, coordenando as etapas, para orientar os candidatos. “É muito importante a parceria com o MEC e o compromisso da Secretaria em apoiar o desenvolvimento do protagonismo juvenil. A edição 2024-2026 do programa tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e a formulação de propostas que reflitam as necessidades e anseios da juventude do Mercosul”, declarou.
A coordenadora de Educação Básica da Seduc, Mariy Kathia, explicou as etapas da seleção. “O processo de seleção do PJM para 2024-2026 foi composto por três etapas eliminatórias: seleção de projetos 2024-2026; confirmação das candidaturas e a eleição”, detalhou.
PRÓXIMOS PASSOS
Os estudantes selecionados participarão de uma formação em Brasília, onde aprofundarão seus conhecimentos sobre o funcionamento do Mercosul, e desenvolverão suas habilidades de debate e formulação de propostas. A etapa internacional, em Foz do Iguaçu, reunirá os representantes de cada estado para um diálogo sobre os desafios e oportunidades da região.