A ex-secretária de Assistência Social de Vilhena (RO), Rosilene Batista da Silva, foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) por assédio eleitoral. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE-RO), ela usou a estrutura da prefeitura para apoiar uma candidata ao cargo de deputada estadual nas eleições de 2022.
De acordo com o MPE-RO, Rosilene pressionou os servidores a se envolverem na campanha eleitoral e, durante uma reunião, chegou a cobrar maior engajamento dos funcionários, ameaçando demiti-los. Conforme a decisão do TRE-RO, a ex-secretária foi condenada ao pagamento de uma multa no valor de R$ 15 mil.
O recurso afirma que a candidata foi favorecida pelas ações da ex-secretária e solicita que ela também seja punida por assédio eleitoral. No entanto, o TRE-RO rejeitou o pedido, argumentando que, para responsabilizar um candidato, é necessário comprovar que ele tinha conhecimento ou autorizou a prática ilegal.
O g1 entrou em contato com a defesa de Rosilene Batista da Silva, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.