Nesta última quarta-feira (19), a deputada estadual Dra. Taissa Sousa entregou ao município de Nova Mamoré uma ambulância para ajudar nos transportes de pacientes em emergências. Antes disso, esse mesmo veículo não pode ser utilizado para levar um paciente de Nova Dimensão em estado grave de saúde até o Hospital João Paulo II, em Porto Velho, pois a referida ambulância era nova e não havia sido entregue oficiamente. Durante a solenidade, também foi entregue uma van odontológica para atender a população.
Falta de Manutenção
Após a divulgação do caso, diversas outras denúncias foram encaminhadas ao Portal Guajará, revelando o abandono da frota de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mamoré. Segundo relatos, embora o município possua vários veículos, apenas um estaria em funcionamento, enquanto os demais aguardam conserto.
Fotos obtidas com exclusividade pela reportagem mostram ambulâncias em uma oficina da cidade paradas e expostas ao sol e à chuva, evidenciando a negligência na gestão da saúde pública municipal. Em uma das imagens encaminhadas para nossa equipe, relata a situação dos veículos.
Não respondeu
O Portal Guajará tentou contato com o Secretário Municipal de Saúde, Arildo Moreira, para esclarecimentos sobre a situação da frota e para saber quantas ambulâncias estão realmente funcionando. No entanto, ele não respondeu até o nosso contato até o momento.
Sistema em Colapso
Um outro caso ocorrido no Distrito de Nova Dimensão também foi noticiado pelo Portal Guajará onde uma viatura da Polícia Militar foi acionada pelo diretor da unidade de saúde para trazer até o Hospital Antônio Luiz Macedo uma paciente. Pois, a ambulância que seria utilizada para fazer o transporte estava quebrada.
Atualmente, segundo fontes ouvidas pelo Portal Guajará a única ambulância em funcionamento é a recém-entregue, sendo a única opção para atendimentos na área urbana do município. Dessa forma, como não conseguimos contato com o responsavel pela pasta, não sabemos ao certo quantos veiculos estão realmente a disposição para socorrer os pacientes em casos de emergências.
A falta de planejamento e manutenção das ambulâncias coloca vidas em risco e expõe a fragilidade do sistema de saúde local. A população clama por providências urgentes para que a frota seja recuperada e colocada em funcionamento, garantindo um atendimento adequado para todos.
A redação do Portal Guajará segue recebendo outras denúncias relacionadas à saúde pública do município por meio do whatsapp (69)99966-6331 que estão sendo apuradas e serão divulgadas assim que as informações forem confirmadas.
Fonte: Portal Guajará.