Nova Mamoré segue avançando na modernização de seus serviços públicos. Na tarde desta terça-feira, 5, o Hospital Antônio Luiz de Macedo (HALM) recebeu 44 novos aparelhos de ar-condicionado como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa de Rondônia. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura do hospital, reduzir o consumo de energia elétrica e proporcionar mais conforto para pacientes e profissionais da saúde.
A entrega dos equipamentos faz parte de um conjunto de ações planejadas no segundo semestre de 2024, para tornar o hospital mais sustentável e economicamente viável. Além da substituição dos antigos sistemas de climatização por aparelhos modernos e mais eficientes, outras melhorias na iluminação e no uso racional da energia estão previstas.
O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, destacou a importância do investimento para a qualidade dos serviços oferecidos pelo hospital.
“Com essa modernização, garantimos mais conforto para quem precisa de atendimento e melhores condições de trabalho para nossos profissionais da saúde. Além disso, a economia gerada com a redução do consumo de energia pode ser revertida em mais investimentos para a população,” ressaltou o prefeito.
Para Nakágima Sanllay, gestor de projetos, a parceria com a administração municipal reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a eficiência energética.
“O PEE tem um papel fundamental na otimização dos recursos e na sustentabilidade das instituições públicas. Estamos muito satisfeitos em contribuir com a melhoria da infraestrutura hospitalar de Nova Mamoré e esperamos que essa iniciativa traga impactos positivos para a comunidade,” afirmou Nakágima.
A conquista só foi possível devido a iniciativa de Nakágima Sanllay de escrever o projeto para o edital do PEE da Energisa de Rondônia, que posteriormente foi contemplado, garantindo assim os investimentos necessários para a modernização do hospital. Neste primeiro momento, foram recebidos 44 aparelhos de ar-condicionado, com um investimento de R$ 409.677,34 (quatrocentos e nove mil, seiscentos e setenta e sete reais e trinta e quatro centavos).
O investimento na modernização está sendo custeado totalmente com recursos oriundos do edital do PEE, sem contrapartida dos cofres públicos. A expectativa é que nos próximos dias a empresa Jaspe Energia, responsável por fazer a instalação dos equipamentos, esteja na unidade hospitalar para avaliação in loco da estrutura física do telhado do hospital, a fim de receber o investimento de quase 350 mil (trezentos e cinquenta mil reais) em uma usina solar fotovoltaica.
Esse projeto de eficiência energética vai gerar uma economia anual de mais de 300 mil reais na conta de luz do hospital, totalizando quase 800 mil reais em captação de investimentos e modernização.