O festival Duelo na Fronteira teve início na sexta-feira (15), em Guajará-Mirim, conhecida como Pérola do Mamoré. O evento, realizado pelo governo de Rondônia, celebra a tradição do boi-bumbá e atrai anualmente, moradores e turistas para prestigiarem uma das principais manifestações culturais do estado. Organizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o festival reúne apresentações culturais e shows musicais. A programação segue até domingo (17), com entrada gratuita.
Na abertura, o público foi recebido com a apresentação dos Curumins do Flor do Campo, encantando a plateia com o talento das crianças. O ponto alto do evento será neste sábado (16), às 20h, com o tradicional duelo entre os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, uma das maiores expressões do folclore rondoniense.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do evento para o estado e à cidade sede do evento. “O Duelo na Fronteira é um patrimônio cultural do estado e reflete a força do povo de Guajará-Mirim. Através da realização do evento, o governo valoriza a identidade cultural da região, além de movimentar a economia e atrair visitantes de várias localidades do Brasil.”
O secretário da Sejucel, Júnior Lopes, enfatizou o impacto do festival para o município. “Guajará-Mirim vive intensamente a cultura durante o Duelo na Fronteira. O festival promove tradição, união e talento, fortalecendo as raízes e impulsionando o turismo cultural no estado.”
A programação do Duelo na Fronteira continua neste sábado, com o esperado confronto dos bois-bumbás e atrações musicais. O festival é uma oportunidade para o público vivenciar a cultura de Rondônia, em um evento que valoriza a tradição e promove integração.
Mín. 23° Máx. 35°