21°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

GUAJARÁ-MIRIM: Plataforma internacional mostra aumento de fogo em Rondônia

Mesmo com Decreto do governador proibindo queimadas por 90 dias, indicadores mostram novos focos de fogo

30/08/2024 às 08h42
Por: Redação Fonte: Rondoniaovivo
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Guajará-Mirim, o município de Rondônia que faz fronteira com a Bolívia, apresentou aumento de focos de calor no dia seguinte ao Decreto nº 29.428, que suspende o uso do fogo em todo o estado por um período de 90 dias. O indicador do fogo da plataforma IQAir mostrou que o município registrou mais de 500 AQI nos níveis de poluição considerada perigoso e alarmante em classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esse destaque vem logo após um grande incêndio ser registrado na ilha que fica entre a cidade e o país vizinho. E também a quase um mês de queimada criminosa no Parque Estadual Guajará Mirim. Tropa do PrevFogo do Ibama que atua no combate ao fogo informou ter achado galões e garrafas possivelmente de combustíveis nos lugares com queimadas no parque.
 
Tudo indica que os responsáveis pelos incêndios florestais em Rondônia não estão respeitando a legislação estadual, decretada devido a emergência climática e a grande quantidade de queimadas.
O monitor do fogo instalado para medir a intensidade de calor na região fica na estação perto da Associação Resex Rio Ouro Preto, Guajará-Mirim.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários