O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse, nesta terça-feira (13), como integrante substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cerimônia realizada no gabinete da Presidência da Casa. Eleito no dia 26 de junho pelo Plenário do STF, Zanin assume a vaga aberta em decorrência da posse do ministro André Mendonça como efetivo do TSE.
Ao dar as boas-vindas aos presentes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que Zanin dará importante contribuição ao trabalho da Justiça Eleitoral, que é servir a cidadania democrática do país. “Estamos a pouco mais de 50 dias da eleição, e a posse de um novo membro desta Casa muito nos honra. Tenho certeza de que serão tempos trabalhosos, porém dedicados àquilo que há de mais sagrado para nós, servidores públicos: um serviço prestado ao cidadão, à eleitora e ao eleitor brasileiro”, afirmou Cármen Lúcia.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como ministros e ex-ministros do TSE e do STF, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Teresa de Assis Moura, e o procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, além de representantes do Ministério Público, de juízes, advogados, servidores da Casa, familiares e jornalistas.
Atualmente, ocupam as vagas no TSE destinadas aos membros do STF a ministra Cármen Lúcia (presidente), o ministro Nunes Marques (vice-presidente) e o ministro André Mendonça. Nas cadeiras de substitutos, estão os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
Perfil do ministro
Cristiano Zanin nasceu em Piracicaba (SP), em 15 de novembro de 1975, e graduou-se, em 1999, pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tomou posse como ministro do STF no dia 3 de agosto de 2023. No início de junho deste ano, foi designado pela presidente do TSE para ocupar o cargo de diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE). É casado com a também advogada Valeska Teixeira Zanin Martins e pai de três filhos.
RL/LC, DB
Mín. 22° Máx. 25°