21°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

Nova subestação móvel de energia elétrica chega ao município de Cacoal

Equipamento tem capacidade de atender 40 mil residências populares e teve investimento de R$ 13,5 milhões

12/07/2024 às 11h33
Por: Redação Fonte: da assessoria de imprensa
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A nova subestação móvel de energia elétrica adquirida pela Energisa já está no município de Cacoal. Com investimento de R$ 13,5 milhões, a subestação móvel tem capacidade de 25 MVA (megavoltampères), o que é suficiente para atender 40 mil residências populares com energia elétrica. Esta é a terceira subestação móvel adquirida pela concessionária em Rondônia.

O maquinário pesa 38 toneladas, somente de equipamentos e estrutura. Se considerar todo o conjunto, que envolve o semirreboque, a carga distribuída e o cavalo mecânico, são 66,5 toneladas. A subestação, em si, tem 15 metros de comprimento e cerca de 3 metros de largura.

O coordenador de Manutenção da Energisa em Rondônia, Welton Sirqueira Rodrigues, explica que, com a subestação móvel, é possível restabelecer a energia de forma rápida e segura em casos emergenciais, aumentar a disponibilidade de energia no sistema e ainda ajudar nas manutenções programadas em transformadores de força e subestações. “Tudo isto sem interromper o fornecimento de energia”, destaca.

O equipamento foi levado para Cacoal justamente porque, neste mês, está prevista a troca de um transformador para aumentar a capacidade de fornecimento de energia no município. Durante a troca, a subestação entrará em operação. “O maquinário  desempenha funções em diversas configurações, atendendo várias subestações da rede de energia elétrica do estado de Rondônia. Isso assegura um atendimento seguro e rápido de acordo as necessidades particulares do Estado”, explica o coordenador de Manutenção da Energisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários