
Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi realizada nesta quinta-feira (25) em Porto Velho com foco no enfrentamento ao garimpo ilegal no Rio Madeira.
A ação, denominada Operação Iracema, teve como objetivo combater a exploração irregular de minério na região e interromper estruturas utilizadas na atividade criminosa.
Durante a operação, as equipes localizaram e inutilizaram 29 dragas, além de embarcações e motores empregados na extração ilegal de recursos minerais. (veja vídeo)
De acordo com a Polícia Federal, um inquérito foi instaurado para apurar a atuação dos envolvidos, incluindo a identificação de financiadores e responsáveis pela execução das atividades ilícitas.
As investigações seguem em andamento e novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço das apurações.