Quarta, 24 de Junho de 2026
21°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

Cras Teodoro Crommo realizou ação de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa em Jaci Paraná

Programação contou com rodas de conversa, orientações sobre direitos e atividades de promoção da saúde Atividade aconteceu na sede da unidade, loc...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
24/06/2026 às 11h02
Cras Teodoro Crommo realizou ação de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa em Jaci Paraná
Atividade aconteceu na sede da unidade, localizada no distrito de Jaci-Paraná

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Teodoro Crommo, vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) da Prefeitura de Porto Velho, realizou uma ação especial da campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. A atividade aconteceu na sede da unidade, localizada no distrito de Jaci-Paraná, no Parque dos Buritis, Via 10, Quadra 8, reunindo idosos, familiares e membros da comunidade.

A iniciativa integrou as ações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e teve como tema “Cuidado e Respeito com a Pessoa Idosa”. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da proteção dos direitos da pessoa idosa, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Durante a programação, os participantes tiveram acesso a rodas de conversa, orientações especializadas, acolhimento e atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional.

A assistente social da unidade promoveu um espaço de escuta e orientação, abordando os direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa e apresentando os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, utilizado para relatar situações de violência física, psicológica, patrimonial ou financeira.

Participantes tiveram acesso a rodas de conversa, orientações especializadas e acolhimento

O atendimento psicológico também integrou a programação, por meio de uma roda de conversa sobre o significado da campanha Junho Violeta. A atividade destacou a importância da autonomia, do respeito e da convivência saudável, incentivando ainda a expressão de sentimentos e a identificação de situações de medo, tristeza ou vulnerabilidade.

Na área da prevenção e promoção da saúde, foram realizados exercícios leves de alongamento e equilíbrio, além de orientações sobre medidas simples para evitar quedas e acidentes domésticos. A atividade reforçou a importância da prática de movimentos para a manutenção da independência e da qualidade de vida da população idosa.

Segundo a coordenadora do Cras Teodoro Crommo, Fabiana Gonçalves, a atividade teve como objetivo ampliar a conscientização da comunidade sobre os direitos da pessoa idosa, fortalecer os mecanismos de proteção e incentivar a denúncia de casos de violência. Para ela, ações como essa são fundamentais para promover o respeito, a inclusão social e a valorização da população idosa, contribuindo para um envelhecimento mais seguro, digno e com qualidade de vida.

De acordo com o secretário municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Paulo Afonso, a campanha Junho Violeta representa um importante momento de reflexão e conscientização sobre a valorização da pessoa idosa.

Atividade destacou a importância da autonomia, do respeito e da convivência saudável

“O Junho Violeta é um momento de reflexão e conscientização sobre a importância de proteger e valorizar nossos idosos. Com essa ação, buscamos fortalecer os vínculos familiares, orientar sobre os direitos da pessoa idosa e reafirmar o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com o respeito, a dignidade e a qualidade de vida dessa parcela tão importante da nossa população”,destacou o secretário.

O prefeito Léo Moraes destacou que a proteção e a valorização da pessoa idosa devem ser um compromisso compartilhado entre o poder público, as famílias e toda a comunidade.

“Garantir que nossos idosos vivam com segurança, respeito e dignidade é uma responsabilidade de todos. A Prefeitura de Porto Velho continuará investindo em ações que fortaleçam a rede de proteção, assegurem direitos e contribuam para uma melhor qualidade de vida, combatendo toda forma de violência, abuso ou negligência contra a pessoa idosa”, afirmou o prefeito.

A ação fez parte do calendário de atividades desenvolvidas pela Semias durante o Junho Violeta, e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos, da dignidade e do envelhecimento saudável da população idosa de Porto Velho.

Texto:Adaides Batista
Edição:Secom
Fotos:Semias

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários