As contínuas fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na madrugada desta quinta-feira (27), em unidades de saúde de Porto Velho.
As equipes de fiscalização do TCE-RO retornaram às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da zona sul, da zona leste e no pronto atendimento José Adelino.
Os auditores identificaram poucas ausências de profissionais. No entanto, a falta de medicamentos e equipamentos danificados e inoperantes são empecilho para o bom funcionamento das unidades.
Auditores constatam falta de profissionais na UPA Sul
O QUE FOI CONSTATADO
Durante a inspeção na UPA Leste, foi verificada a normalidade na realização de exames e atendimentos odontológicos à população.
Além disso, foi identificada a aquisição de equipamento para realização de exame cardíaco, com prazo de 30 dias para instalação.
Na unidade de pronto atendimento José Adelino, foi observado um grande fluxo de atendimento pediátrico, gerando sobrecarga aos profissionais e estresse para os pacientes.
No local, foram identificados alguns problemas estruturais e em equipamentos utilizados pelos pacientes, como desgastes nas macas e boa parte dos leitos sem monitores cardíacos.
Na UPA Sul, alguns dos problemas se repetiram, como a falta de medicamentos e equipamentos danificados. Os auditores identificaram a ausência de alguns profissionais, como técnicos e auxiliares de enfermagem.
Fiscalizações em unidades de saúde ocorreram na madrugada desta quinta-feira (27).
Porém, todos os médicos estavam realizando atendimentos, apesar das inconsistências encontradas nas escalas.
Todas as informações coletadas pelas equipes de fiscalização do TCE-RO já foram detalhadas e reunidas em relatório técnico. O documento será encaminhado aos gestores responsáveis pelas áreas fiscalizadas.
As fiscalizações do Tribunal serão permanentes e ocorrerão em todo o estado.
O TCE busca, com essas ações, a melhoria dos serviços prestados à população rondoniense.