21°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

MPF de Rondônia inicia procedimento para acompanhar atualização de número de vereadores nas cidades

Portaria estabelece prazo inicial de seis meses para atuação conjunta com Ministério Público Estadual

18/06/2024 às 16h43
Por: Redação Fonte: Rondoniadinamica
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral, por meio do Procurador Regional Eleitoral do Estado de Rondônia, Leonardo Trevizani Caberlon, publicou a Portaria nº 4, de 17 de junho de 2024. A medida, fundamentada nos artigos 72, 77 e 79 da Lei Complementar nº 75 de 1993, e nos artigos 24, VIII, e 27, § 3º, do Código Eleitoral, estabelece a instauração de um procedimento administrativo com prazo inicial de seis meses.

A portaria considera a atribuição exclusiva do Procurador Regional Eleitoral em dirigir e coordenar as atividades do Ministério Público Eleitoral no estado, conforme artigo 24, VIII, do Código Eleitoral e artigo 77 da Lei Complementar nº 75/93. Também leva em conta a Portaria PGR/PGE nº 01/2019, que em seu artigo 78 prevê o procedimento administrativo como instrumento para viabilizar a consecução das atividades do Ministério Público Eleitoral, e a Resolução CNMP nº 174/2017, que define tal procedimento como destinado a acompanhar e fiscalizar políticas públicas ou instituições e apurar fatos que demandem a tutela de interesses individuais indisponíveis.

A iniciativa destaca o papel do Ministério Público Eleitoral em fiscalizar o cumprimento da legislação eleitoral e garantir a normalidade e integridade do processo eleitoral. A portaria determina a instauração do procedimento administrativo e a promoção dos registros necessários no Sistema Único, além da publicação da medida no Diário do Ministério Público Federal Eletrônico (DMPF-e).

O objetivo é buscar uma atuação conjunta com o Ministério Público Estadual para acompanhar a atualização do número de vagas de vereadores pelos poderes legislativos municipais no Estado de Rondônia, em conformidade com os dados do último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

CONFIRA:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários