21°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

Confúcio Moura e diretor do DNIT discutem infraestrutura das BRs-364 e 319, Ponte Binacional, hidrovia do Madeira e portos em Rondônia

O senador disse que vê com otimismo a agenda de trabalho da gestão atual do Ministério dos Transportes e do DNIT para a Região Amazônica - em especial para Rondônia.

14/06/2024 às 09h40
Por: Redação Fonte: da assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Brasília - Em audiência nesta quinta-feira (13) com o diretor-geral do Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio Galvão, o senador e presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Confúcio Moura discutiram a duplicação da BR-364, a ponte binacional em Guajará-Mirim, o asfaltamento da BR-319, a dragagem do Rio Madeira e as obras de infraestrutura portuária em Rondônia.

De acordo com o senador, que é também vice-líder do governo no Senado, até o início de 2023 pouco se falava das obras de infraestrutura para a Região Amazônica, em especial o estado de Rondônia. O parlamentar demostrou otimismo com o trabalho em andamento e com as obras futuras da ponte binacional em Guajará-Mirim e dos investimentos rodoviários e hidroviários no estado de Rondônia. “Enfim, saímos da dicotomia ideológica destruição x preservação e passamos para a realização. O que é um avanço!”, comemorou.

 

Confúcio Moura disse que levou ao diretor-geral do DNIT as preocupações da Região Amazônica, especialmente de Rondônia e que trataram também dos portos que precisam de cuidados urgentes, tais como o porto do Cai Nágua em Porto Velho e do terminal hidroviário IP4 de Guajará-Mirim, que necessita de uma administração centralizada, e sugeriu que a superintendência do Dnit de Rondônia cuidasse da gestão.

 

Confúcio Moura falou da criação da tão sonhada Estrada Parque na BR-319. “Essa rodovia tem possibilidades reais de asfaltamento; o contrário é folclore. Se tem falado muito dela e ela não acontece. No entanto, agora a boa vontade é grande e há uma decisão nesta direção; o próprio presidente Lula também é favorável à pavimentação”, comunicou o senador.

 

Sobre a ponte binacional, Confúcio Moura disse que o processo está em franco andamento. “Os procedimentos estão nos rumos, só dependendo de uma pendência no Tribunal de Contas da União. Falamos da concessão da BR-364, também a obra de engenharia está em andamento, já em fase de estabelecer data para a conclusão e, posteriormente, a concessão”, informou.

“Saio daqui muito satisfeito, porque as coisas estão andando de maneira muito positiva. A gente vê o dinamismo da gestão atual do Ministro do Transporte e do diretor do DNIT. São pessoas experientes, técnicos capazes e que realmente conhecem o setor e estão tomando os procedimentos adequados para as obras de engenharia. Eu, como Relator da LDO de 2025, farei com que os recursos orçamentários estejam consignados no Orçamento”, concluiu Confúcio Moura

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários