Os eleitores de Candeias do Jamari (RO) devem escolher dois prefeitos em menos de 5 meses neste ano. Isso porque, além da eleição municipal regular, com primeiro turno marcado para outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) determinou que seja feita uma eleição direta suplementar no domingo (9).
A eleição suplementar vai acontecer porque o último prefeito eleito, Valteir Queiroz, e o vice-prefeito, Toninho Cerejeiras, tiveram mandatos cassados após uma operação da Polícia Civil contra corrupção. Desde novembro de 2023, Aussemir Almeida, até então presidente da Câmara de Vereadores, ocupa o cargo de prefeito interino.
O candidato que vencer a disputa eleitoral do próximo domingo só deve exercer o cargo por cerca de cinco meses, já que a eleição suplementar não anula a eleição municipal.
Candidatos na eleição suplementar
O município está localizado a pouco mais de 20 quilômetros de Porto Velho, e aproximadamente 6,5 mil km² e 22 mil habitantes. Para a disputa suplementar estão confirmados pelo TRE-RO três candidatos oficiais:
Quando vai acontecer?
A eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Alto Alegre está marcada para o dia 9 de junho, de 8h às 17h.
Quem pode votar?
Estão aptos para votar eleitoras e eleitores do município de Candeias do Jamari, com o título de eleitor regularizado até o dia 10 de janeiro.
Onde votar?
Serão 12 locais de votação, sendo 7 na área urbana e 5 na área rural. Confira a lista:
Mín. 22° Máx. 28°