21°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

ACESSIBILIDADE: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito e adequado para PCD's

Dois micro-ônibus realizam o transporte de passageiros até serviços de reabilitação, tratamento de saúde e educação

03/06/2024 às 14h22
Por: Redação Fonte: da assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em Porto Velho, pessoas em situação de vulnerabilidade social ou pessoas com deficiência (PcD) que tenham dificuldade para se locomover ou utilizar o transporte coletivo convencional, podem contar com o programa “PVH Acessibilidade”, criado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), para transportar passageiros até serviços de reabilitação, tratamento de saúde e educação.
 
 
Para atender às pessoas com deficiências severas e seus acompanhantes (caso comprovada a necessidade), a Semtran disponibiliza dois micro-ônibus, com capacidade para transportar cinco cadeirantes e oito acompanhantes. Os veículos são equipados com rampa elevatória, wi-fi, entrada USB, câmeras de monitoramento e GPS. O serviço é gratuito e funciona das 7h às 17h nos dias úteis, e das 8h às 13h aos sábados.
 
A Semtran explica que o transporte é destinado exclusivamente aos passageiros que comprovem a necessidade por indicação médica, e que possuam inscrição no Cadastro Único. Para solicitar, o beneficiário ou o representante legal deve fazer o preenchimento de um formulário, que pode ser acessado neste link.
 
 
A inscrição também pode ser feita pessoalmente, na sede da Semtran, localizada na avenida Amazonas, nº 698, bairro Santa Bárbara. Tanto para o cadastro on-line como para a forma presencial, é necessário que o usuário interessado preencha o formulário com as informações pessoais e o tipo de deficiência, com o laudo médico assinado.
 
Além da indicação médica e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), o solicitante deverá comprovar a renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos, e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência dos últimos três meses.
 
Para utilizar o serviço, o beneficiário deverá fazer o agendamento com antecedência mínima de 24 horas no próprio site em que foi feito o cadastro, e se atentar à disponibilidade de vagas nas datas e horários ofertados.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários