Encerram no próximo dia 30 de abril, as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024. O projeto, é uma atividade voltada para estudantes de até 19 anos, de escolas públicas de ensino médio, dos estados e do Distrito Federal, que proporciona conhecimento acerca da estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Todas as informações e instruções para a participação dos estudantes no programa ficam disponíveis no website oficial do Jovem Senador, no link: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os jovens senadores serão selecionados por meio de concurso de redação, com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Os 27 estudantes vencedores estaduais, sendo um representante de cada estado, além do Distrito Federal, e seus respectivos professores orientadores, deverão participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília (DF).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, e também ressaltou a relevância do tema. “O programa é muito importante porque tem como essência, incentivar estudantes a compreenderem o exercício da cidadania e democracia no seu dia a dia. Além desse benefício, eles podem relacionar às produções textuais e discussões, para possíveis projetos de leis, e ainda, enriquecer sua bagagem pedagógica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.
Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o evento de anúncio dos vencedores deverá ser realizado até o dia 21 de junho de 2024. Os autores das redações classificadas em 1° lugar – em cada estado e no Distrito Federal serão os jovens senadores da edição 2024, e participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília.
“A participação é obrigatória e necessária para a obtenção do título de jovem senador ou senadora. As despesas de deslocamento dos estados para Brasília, bem como, de hospedagem, alimentação e traslados dos jovens e professores orientadores serão custeadas pelo Senado Federal”, explicou Ana Pacini.
CALENDÁRIO
Para acompanhar todas instruções para participação no programa, além do site oficial do Jovem Senador, estão disponíveis informações nas plataformas digitais: Facebook: jovemsenador, Instagram: @jovemsenador, e e-mail: jovemsenador@senado.leg.br. Para conhecimento dos coordenadores estaduais, os alunos podem enviar e-mail para o endereço: ensinomedio@seduc.ro.gov.br.
Mín. 22° Máx. 36°