As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançando com serviços de ampliação na unidade hospitalar, como lactário, lavanderia e área de apoio ao indígena, que passaram pela fase de execução da superestrutura, recebendo vigas, pilares e lajes e outras estruturas que irão garantir maior abrangência de atendimento à população da região da Pérola do Mamoré.
Referência para moradores de toda a região, o hospital irá dispor de cuidados especiais voltados para saúde das mulheres gestantes e puérperas. Entre os espaços a serem entregues estão três salas de parto humanizado, com locais para o pré-parto, parto e pós-parto no mesmo ambiente, permitindo assim, uma atenção integral à saúde feminina. Além disso, o alojamento será conjunto aos recém-nascidos, fortalecendo o vínculo materno desde os primeiros dias de vida, seguindo os preceitos do Ministério da Saúde.
Outros espaços importantes serão: enfermaria com oito leitos para lactentes; enfermaria pediátrica com 12 leitos; e lactário, com micro-ondas na área de circulação, permitindo, quando necessário, o aquecimento das mamadeiras de forma prática. Na recepção, haverá uma brinquedoteca e banheiros, feminino e masculino, ambos com acesso ao fraldário.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a unidade não será apenas uma instituição de saúde, mas, também, um verdadeiro centro de cuidados dedicado à saúde e ao bem-estar das mulheres e aos seus filhos. “O Hospital Regional de Guajará-Mirim irá proporcionar atendimento para casos de média e alta complexidade; nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Sala de Estabilização e outras para avançar no atendimento à população. Temos a certeza de que o hospital vai desempenhar um papel fundamental na melhoria dos índices de saúde materna e infantil na região”, salientou.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha destacou o empenho para o progresso da construção. “Estamos trabalhando para entregar um hospital que atenda às demandas e necessidades dos moradores da região da Pérola do Mamoré”, frisou.
Mín. 22° Máx. 33°