O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade, continua promovendo palestras educativas sobre a condição no interior do estado. O ciclo de palestras iniciou em agosto do ano passado e visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença.
Em março, o Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca, coordenador do projeto, realizou palestras no distrito de Nova Dimensão, bem como no município de Nova Mamoré, orientando profissionais da educação, saúde e segurança sobre como lidar com pessoas diagnosticadas com epilepsia, ressaltando a importância de tratá-las com dignidade e respeito.
Para os próximos meses, estão programadas novas palestras. Em abril, o ciclo estará presente no distrito de Rio Pardo (16/4) e no município de Campo Novo de Rondônia (17/4). Já em maio, o projeto chegará ao distrito de União Bandeirantes (28/5). Serão oportunidades para aprender e compartilhar experiências sobre a epilepsia, contribuindo para uma sociedade mais informada e solidária em relação a esse assunto.
O ciclo de palestras faz parte de uma iniciativa que visa levar informação, serviços e cidadania às pessoas afetadas pela epilepsia e seus familiares. A ação contribui para desmistificar a doença, combater o estigma e o preconceito associados a ela, além de promover maior compreensão sobre os sintomas e o tratamento adequado.
O projeto Epilepsia em Debate na Sociedade reforça o compromisso do MPRO com a promoção da saúde e o bem-estar da população, buscando proporcionar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.
Mín. 22° Máx. 25°